Triste realidade para o escritor brasileiro

Quinta, 8 de setembro de 2005, 08h14 Atualizada às 15h31
Ibope: 75% da população não sabe ler direito

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) divulgou hoje, no Dia Internacional da Alfabetização, que 75% das pessoas com mais de 15 anos não sabem ler nem escrever direito. Neste percentual estão incluídos os analfabetos absolutos e os considerados analfabetos funcionais, que somam 68%. Segundo o Instituto Paulo Montenegro, braço social do Ibope, o número de jovens e adultos considerados analfabetos funcionais é praticamente o mesmo de quatro anos atrás.
Segundo a pesquisa, o número de pessoas que está no grupo de nível 2 de analfabetismo cresceu, passando de 34% para 38%. Este grupo é formado por pessoas que são capazes de ler textos curtos e localizam apenas algumas informações explícitas.

O chamado nível rudimentar (nível 1), que inclui pessoas que tem a capacidade de ler títulos e frases isoladas, se manteve no mesmo percentual dos outros anos, de 30%, segundo . Os brasileiros que apresentam plena habilidade de leitura e escrita somam 26%.

A pesquisa também destacou algumas iniciativas que podem ajudar o brasileiro a compreender e interpretar textos. Uma delas é incentivar o hábito de leitura. E neste caso, foi detectado que a mãe é a pessoa que mais tem influência sobre esta prática. A pesquisa também mostrou que 75% dos entrevistados têm um dicionário em casa.

A pesquisa foi feita em todo o País com 2.002 pessoas de 15 a 64 anos, por meio de testes e um questionário.

Fonte: Terra.

Nenhum comentário:

Seguidores

 
BlogBlogs.Com.Br