Muita história pra contar

Prezados, estou com tantas histórias pra contar que não sei por onde começar. Ontem foi o lançamento do filme do Lírio Ferreira, Árido Movie. Lírio, como vocês sabem, consagrou-se com o filme Baile Perfume. Há quase dez anos que ele não lançava nenhum filme.

A recepção ao filme não foi tão unânime e calorosa como ao filme de Marcelo Gomes, Cinema, Aspirinas e Urubus. O filme de Lírio é estranho, não é tão redondo como o Baile Perfumado, assim como o Crime Delicado, do Beto, também rompe com certa linearidade estética que há em seus primeiros filmes.

Árido Movie é um filme bizantinamente original. O roteiro doido do próprio Lírio soube juntar os playboys maconheiros de Recife, um executivo sério de São Paulo, matadores do nordeste, um profeta do sertão, uma jornalista ativista e uma linda índia que todos querem comer.

Vale ressaltar o trabalho do Selton Melo, sobretudo de sua imensa barriga, que possui valor estético próprio.

Outro ponto importante do filme é que ele é um tapa na cara dos moralistas e da política anti-drogas do Brasil. Todo mundo fuma maconha no filme. Se Fernando Meirelles deu o pontapé inicial no uso da maconha no cinema, Lírio chega às raias da pura provocação ao mostrar Selton Melo ensinando como apertar um baseado. Daí se seguem dezenas de cenas de maconha, discussões sobre maconha, defesa do uso da maconha, e a interessante sugestão (no fundo, já secretamente seguida) do Brasil exportar maconha para a Europa.

O filme tem algumas cenas que parecem desnecessárias, a há excesso de atores famosos, o que gera uma certa confusão. A aparição de Pereio, embora importante para o enredo, não é plenamente aproveitada. O Matheus Nathersgale também está sobrando num papel secundário.

Bom, chega de crítica e vamos aos bastidores.

Terminado o filme, ficou aquele zumzumzum na porta do Odeon. Daí que, aos poucos, os grupos foram migrando para a Alvaro Alvim, ruazinha centenária, de pedra, atrás do Odeon, onde funciona hoje uma excelente casa de show, o Teatro Rival, e meia dúzia de ótimos bares. Todos foram pra lá. Da turma dos diretores, estavam Lírio Ferreira, Marcelo Gomes, Paulo Caldas, Beto Brant. Muitos atores, produtores, e um escritor bêbado, que era eu. Ah, havia a escritora Antonia Pellegrino, a quem fui apresentado. Sem contar com minha linda assessora.

Já conhecido pela turma, tive ótimos papos com Beto Brant, que revelou estar por dentro da nova literatura brasileira. Disse que está fazendo um longa baseado no romance do Daniel Galera, Até o dia em que o cão morreu, e me informou que vai ler meu livro de contos. Quem sabe um dia chega minha hora?

Foi tudo muito legal, cerveja, cachaça, conheci muita gente nova e tal. No fim, acabei ficando daquele jeito do qual sempre me arrependo no dia seguinte: bêbado chato. Estava gritando com todo mundo, berrando as gracinhas mais escrotas, não deixando ninguém falar. Sei lá, acho que viro uma espécie de monstro. No final, ainda mandei o Beto Brant tomar no cú, tudo na base da brincadeira, coisas de bêbado. Essa perfomance bizarra azedou um pouco uma ressaca que prometia ser cheia de boas lembranças.

Nenhum comentário:

Seguidores

 
BlogBlogs.Com.Br